Arquitetura · TCC

ARQUITETURA :: DICAS PARA QUEM ESTÁ EM ANO DE TCC

          Olá galera! Muitos estudantes de arquitetura temem o ano do tão esperado/aguardado TCC, chamam de ANO DO PESADELO! Mas calma, estou aqui para contar um pouco da minha experiência com meu projeto de conclusão de curso! Então, estarei dando algumas dicas valiosas para auxiliar quem está nessa fase.

     Já recebi diversas mensagens de pessoas que acompanham minha página com dúvidas sobre qual tema fazer no TCC, muitos por medo de achar seu tema “pequeno” ou por medo do orientador não achar o tema suficiente para um trabalho de graduação, escolhem fazer algo grande apenas para agradar aos outros.

     Eu sempre oriento o seguinte: JAMAIS! Sim! JAMAIS escolha um tema para agradar alguém, seu projeto pode ser algo grande ou pequeno, isso não importará, o que realmente importa é sua dedicação ao tema, lembre-se, você ficará por um ano inteiro pesquisando sobre o assunto que irá fazer, imagina se você escolhe um tema que odeia mas que irá fazer porque outros colegas te influenciaram?

     Além de você não se dedicar o suficiente, chegará no meio do ano entendiado e irá querer jogar tudo pro alto. Então o primeiro passo é ter afinidade com seu tema, ame fazer ele, tenha muito cuidado para não fazer assuntos muito complexos e com uma proposta de difícil execução que você não está ambientado ou não terá tempo para fazer tudo o que você propôs. Não estou falando para escolherem um tema “simples ou pequeno” mas faça o que você terá certeza que fará bem feito!

     Na minha faculdade, assim como em muitas outras faculdades pelo Brasil afora, o trabalho de conclusão dura um ano inteiro, assim divididos:

Primeiro semestre: parte de pesquisa (escrita) + ante projeto + primeira banca

Segundo semestre: complementação da parte de pesquisa + projeto + segunda banca + maquete + banca final

     Você terá um cronograma da sua faculdade a seguir, acho que o grande vilão para quem está no último ano é o planejamento, jamais deixe tudo para os últimos dias, eu sei que são muitas coisas que serão feitas ao mesmo tempo, mas se você se organizar, vai sim dar tempo e sobrará tempo. Mas Fabi, além do TCC tenho outras matérias no quinto ano da faculdade, trabalho fora e só tenho tempo para fazer nas madrugadas e finais de semana, o que posso fazer com o cansaço?

     Galera, eu sei que as vezes não temos nem vontade de abrir o notebook, quem dirá começar a pesquisar, ler em plena madrugada, mas um dica: tente fazer esse esforço um pouquinho a cada noite, além de você não se prejudicar e não se atrasar no cronograma, você fará seu projeto de conclusão com tranquilidade e não precisará se virar nos 30 ou chorar para terminando tudo no prazo.

     Noites em claro são muitas vezes inevitáveis, ao longo do curso de Arquitetura e Urbanismo isso é bem frequente, pelo ao menos foi para mim! Não estou querendo dizer que você ficará todas as noite em claro, mas será necessário algumas horas a menos dormindo para fazer algo bem feito.

     Ao escolher o tema que você tem afinidade, você terá que se dedicar para buscar conteúdos relacionados, por isso a importância de uma boa escolha, para que você fique animado e entusiasmado a cada nova pesquisa, a cada novo dia para que se obtenha um bom desenvolvimento durante o ano.

     Eu sei que as vezes pelo cansaço ou (por preguiça) queremos faltar às orientações, eu entendo vocês, mas quanto mais orientamos, menor é o risco de fazermos um trabalho ruim, a orientação te ajudará a descobrir se o que você está fazendo está no caminho certo. Ter um bom orientador ajudará também, pois ele com o conhecimento que tem a oferecer irá só acrescentar para que você desenvolva um ótimo tcc! peça fundamental para o desenvolvimento do seu trabalho.

     Ao selecionar o orientador do TCC, é preciso ter em mente algumas questões importantes. Primeiramente, escolha um professor que tenha experiência no tema que você escolheu, pois somente assim ele poderá contribuir de forma construtiva

     Deixar de estar presente nas orientações só terá um único prejudicado: VOCÊ MESMO! Então aproveite e muito esse tempo que terá para aprender, só assim você terá resultados satisfatórios com seu projeto de pesquisa.

     SIM! eu sei que é um pouco chato ter que ficar seguindo normas, mas no tcc é necessário seguir as regras de padronização da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Com essa norma você saberá o tamanho do papel, margens, numeração e normas para bibliografia. Saber qual a metodologia da sua universidade antes de começar a fazer o projeto de pesquisa é fundamental.

Imagem retirada do Google

     Um conselho é: quando começar a elaborar o projeto de pesquisa, quando começar a juntar todo o conteúdo pesquisado, por mais difícil que seja, já vá deixando nas normas, isso poupa MUITO TEMPO depois, pois você não precisará ficar voltando do início para arrumar tópico por tópico os conteúdos para ficar dentro das normas. Sério! É uma “tristeza” ter que ficar voltando para colocar tudo certinho como pede a ABNT, eu gastei muito tempo com isso por não ter feito certo desde o começo, então, não faça igual a Fabi, deixar tudo pra ser arrumado depois, já vá arrumando, blza?

      Procurar/pesquisar na internet é muito mais fácil, eu admito, para quem não é tão chegado em ler, ter que procurar sobre seu tema em livros pode não ser algo tão legal, mas é imprescindível que seu projeto de pesquisa tenha muitas referências de livros.

     Saiba que você terá que buscar muito conteúdos, terá que fazer muita pesquisa e um conselho é começar a pesquisar sobre o tema que você irá fazer um ano antes, você não precisa estar com tudo já pronto, mas vá buscando referências em livros sobre o assunto, para que quando chegar o ano do projeto de conclusão, você esteja mais tranquilo (a) com o assunto que abordará.

Imagem retirada: www.ufjf.br

     Seja original! JAMAIS copie conteúdos, você pode ser pego e terá complicações na sua banca e principalmente no seu projeto de pesquisa. As vezes na hora do desespero o melhor a se fazer é copiar e torcer para que ninguém descubra, tome cuidado porque a chance de você ser pego são enormes!

     Hoje em dia há programas que ao copiar a monografia ele descobre se tem plágio ou não, então procure fazer um trabalho com ética, sem cópias, não deixe tudo a perder, se pegar algo já publicado, faça as devidas citações se você encontrou algo que poderá ser usado e ser útil em seu projeto porque senão o risco de você ser reprovado são grandes.

     Estar preparado para sua banca é fundamental para obter os resultados que se espera. Tenha tempo para se dedicar também para a banca final, treine sozinho, grave para que você possa escutar depois e ver se pode mudar algo. A apresentação do tcc tem um tempo determinado pela banca, procure se informar com seu orientador para que você não ultrapasse o tempo e que consiga apresentar e mostrar o seu trabalho para sua banca.

     O nervosismo as vezes poderá atrapalhar, é normal ficar nervoso (a) mas como sempre falo, se foi você quem fez seu projeto de pesquisa, você saberá o que falar, terá se dedicado um ano inteiro em função do seu tema, então, estar preparado com antecedência é bem importante para que você se saia muito bem e alcance seu objetivo!

:: ÚLTIMA DICA ::

     Lembrem-se: seu TCC é quem ajudará você a pegar o tão esperado diploma, então SE DEDIQUE, não jogue fora todos os anos que você estudou muitas vezes durantes as madrugadas, todos temos que passar por essa etapa e que posso dizer, vale muito a pena cada hora perdida de sono, de vida social para se dedicar aos estudos!

     E uma última dica é para quem tem dificuldades em fazer diagramação de pranchas ou elaborar seu projeto de pesquisa, escrevi sobre esses assuntos aqui no blog, basta clicar nos links para ser redirecionado ao conteúdo!

DIAGRAMAÇÃO DE PRANCHAS :: COMO ORGANIZAR

ARQUITETURA :: DICAS PARA ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA

Espero que eu tenha ajudado com essas dicas que aprendi no meu tcc.. E não deixem de me acompanhar nas redes sociais, estou sempre dando dicas, disponibilizando conteúdos e arquivos para download (OLHA QUE MARAVILHA) haha.. Espero que curtem e não deixem de avisar os zamigos!

Se você tem dúvidas ou querem que eu grave um vídeo contando um pouco mais detalhado da minha experiência com o tcc, deixe nos comentários ♥

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s