Arquitetura · AutoCAD

ARQUITETURA :: PRINCIPAIS COMANDOS E ATALHOS DO AUTOCAD (parte 1)

Oi gente!

Seguindo os post de ajuda à estudantes de arquitetura, resolvi escrever sobre os Principais comandos e atalhos do AutoCAD. Para quem é estudante de arquitetura/engenharia, esse software  muito utilizado durante o curso e na vida profissional. Será dividido em 2 post para não ficar muito extenso!

O que é AutoCAD?

O AutoCad (CAD = computer aided design – uso do computador para fazer um desenho ou projeto) é uma ferramenta utilizada para o desenho de diversos produtos em inúmeras áreas, como a indústria automobilística, engenharia, construção civil, arquitetura, etc. Foi criado pela Autodesk em 1982, portanto, é um software bastante estável. Foi um dos primeiros programas desse estilo a rodar em computadores pessoais.

AutoCAD

Para facilitar o acesso a esses atalhos muitos recorrem a listas trazendo alguns comandos mais utilizados no AutoCAD. Abaixo, estão os principais comandos utilizados nesse software!

0001-241626290

  • O teclado exerce inúmeras funções nos comandos do AutoCAD.

atalhos_autocad_capa - Copia (2)

F1 (Help) :: Ativa o comando de ajuda do AutoCAD;

F2 (AutoCAD Text Window) :: Ativa e desativa a tela do AutoCAD Text Window, que na verdade é a linha de comando do AutoCAD, só que ampliado, mostrando mais linhas de comandos no monitor e dentro de uma janela; 

F3 (Osnap On/Off ) :: Liga e desliga o sistema automático de detecção de pontos de precisão (osnap);

F4 (Tablet On/Off) :: Ativa e desativa a mesa digitalizadora, se esta estiver sendo utilizada;

F5 ( Isoplane Right/Left/Top) :: Muda o tipo de perspectiva para desenhos isométricos;

F6 (Coords On/Off ) :: Liga e desliga o contador de coordenadas;

F7 (Grid On/Off) :: Liga e desliga o Grid, que é uma grade de referência que veremos posteriormente;

F8 (Ortho On/Off) :: Liga e desliga o método de criação de entidades ortogonais (vertical e horizontal);

F9 (Snap On/Off) :: Liga e desliga o tabulador Snap, que será visto posteriormente;

F10 (Polar On/Off) ::  Liga e desliga o método de criação polar (mostrando posições verticais e horizontal na areal de trabalho);

F11 (Otrack On/Off) :: Esta opção liga e desliga o OTrack (Object Snap Tracking), que nos ajuda a desenhar objetos em ângulos específicos ou em relações com outras entidades.

0001-241639394

  • O mouse têm funções um pouco diferente no AutoCAD. O botão do meio exerce uma função a mais. Mas se você não possuir um mouse de três botões não se preocupe.

Para ativar o Menu de Precisão – Menu OSNAP – que veremos mais tarde, basta manter pressionada a tecla Shift do seu teclado e clicar o botão esquerdo do mouse (Enter) ou no teclado (tecla Enter). Muitos mouses de três botões não fazem abrir o Menu Osnap no segundo botão, devido a estes possuírem outras configurações.

mouse

Lista de comandos mais importantes para o desenho 2D

01

  • OPEN (CTRL+O)

Abre um desenho já existente. O AutoCAD pode abrir vários desenhos ao mesmo tempo.

  • NEW (CTRL+N) 

Cria um novo desenho. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite NEW <enter> B) Clicar sobre a opção acadiso.dwt

  • QSAVE (CTRL+S)

 Grava o desenho atual, mantendo o nome. Você pode salvar seu desenho com várias extensões diferentes: DXF, DWG de versões anteriores e DWT.

  • SAVEAS 

Salva um desenho que já está aberto no AutoCAD com outro nome, ou em outro diretório sem alterar o desenho atual.

  • CLOSE

 Fecha o desenho ativo.

  • CLOSEALL

Fecha todas as janelas abertas do AutoCAD. Se foram realizadas alterações nos arquivos, poderá salvá-las. Este comando não fecha o AutoCAD, apenas retorna ao início.

  • QUIT (ALT+F4)

 Sai do AutoCAD.

02

  • LINE (L)

 Desenha segmentos de linhas. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite L <enter> B) Clicar 1º ponto sobre a área gráfica C) Clicar próximo ponto D) Para finalizar tecle <enter> ou <esc>

  • MLINE 

Constrói várias linhas com um mesmo comando e todas elas compondo uma só entidade. São ajustáveis pro comandos próprios de modificação de MULTLINES.

Sem título.png2

MLINE

  • CIRCLE (C) 

Permite desenhar uma circunferência. Sequência de execução:

A) Clicar ou digite C <enter> B) Clicar um ponto sobre a área gráfica. Este ponto define o “centro” do círculo C) Digite um valor numérico para o raio da circunferência e a seguir tecle <enter>

GUID-FEAB452A-D9CF-4093-9109-50A0E9330474

Podemos criar círculos através de várias maneiras ao clicar na área gráfica e/ou utilizando coordenadas. São elas:

Circule-types-in-AutoCAD

Center, Radius ::  Clicamos um primeiro ponto na área gráfica (centro do círculo) e posteriormente ajustamos um valor para o raio. Insira um valor ou especifique um ponto.

circle-command-in-autocad1

Center, Diamenter :: Clicamos um primeiro ponto na área gráfica (centro do círculo) e posteriormente ajustamos um valor para o diâmetro. Insira um valor ou especifique um segundo ponto.

center-diameter

2 Point :: Clicamos um primeiro ponto na área gráfica que representa um extremo do círculo e posteriormente um segundo ponto que será o outro extremo do círculo. Este último ponto pode ser definido por coordenadas.

2-point

 3 Point :: Parecido com o 2 Point, o 3 Point requer três ponto na área gráfica que representam três ponto de construção do círculo. Cria um círculo com base em três pontos da circunferência.

3-point

Tan, Tan, Radius :: Requer como primeiro ponto uma tangente a uma entidade já existente, posteriormente outra tangente a outra entidade e, por último, o raio do círculo. Cria um círculo com um raio especificado e tangente a dois objetos. Às vezes, mais de um círculo corresponde aos critérios especificados. O programa chama o círculo do raio especificado cujos pontos tangentes estão mais perto dos pontos selecionados.

taan-tan-radius

Tan,Tan,Tan :: Parecido com o anterior, só que requer 3 pontos de tangência à entidades já existentes. Cria um círculo tangente a três objetos.

tan-tan-tan

  • ARC (A)

 Desenha arcos de circunferência. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite A<enter> B) Clicar um ponto sobre a área gráfica (início do arco) C) Clicar segundo ponto sobre a área gráfica (meio do arco) D) Clicar terceiro ponto sobre a área gráfica (final do arco).

Demais opções do comando:

START :: S <enter> define o ponto inicial do arco;

END :: E <enter> define o ponto final do arco;

ANGLE :: A <enter> solicita um valor para o ângulo a ser gerado;

RADIUS :: R <enter> solicita um valor para o raio a ser gerado;

CENTER :: C <enter> define o ponto central do raio; Inicie especificando o centro do círculo do qual o arco é uma parte. Especifique o ponto inicial do arco. Usando o ponto central (2), desenha um arco anti-horário a partir do ponto de partida (1) até um ponto final que cai sobre um raio imaginária traçada a partir do ponto central através do terceiro ponto (3).

Dica :: o arco não necessariamente passar através deste terceiro ponto, como mostrado na figura.

Dica :: os arcos são gerados no sentido anti-horário.

  • RECTANGLE (REC)

 Desenha um retângulo baseado em dois pontos. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite REC <enter> B) Clicar um ponto sobre a área gráfica. Este ponto define o 1º canto do retângulo. C) Digite D <enter> D) Digite o valor para o comprimento e <enter> E) Digite o valor para a altura e <enter> F) Clicar outro ponto sobre a área gráfica.

Sem título - Cópia (2)

Opções do comando:

Desenhando um retângulo com os quatro cantos arredondados.

A) Tecle ou digite REC <enter> B) Digite F<enter> (opção Fillet – arredonda os cantos) C) Digite um valor numérico para o raio de arredondamento e tecle <enter> D) Clicar 1º canto do retângulo E) Clicar 2º canto do retângulo.

tmp15132_thumb

 Desenhando um retângulo com os quatro cantos chanfrados.

A) Tecle ou digite REC <enter> B) Digite CH<enter> (opção Chanfer – quebra o canto vivo) C) Digite um valor numérico para a primeira medida do chanfro e tecle <enter> D) Digite um valor numérico para a segunda medida do chanfro e tecle <enter> E) Clicar 1º canto do retângulo F) Clicar 2º canto do retângulo (vértice oposto).

tmp15132_thumb (1)

  • POLYGON (POL)

Desenha polígonos regulares (lados iguais). Sequência de execução:

A) Tecle ou digite POL <enter> B) Definir o número de lados do polígono e a seguir tecle <enter> C) Digite E <enter> (opção EDGE – lado do polígono) D) Clicar um ponto sobre a área gráfica (define um vértice do polígono) E) Digite um valor numérico para o lado do polígono e a seguir tecle <enter>

Sem título - Cópia - Cópia
  • SKETCH
Constrói linhas que parecem ser feitas a mão. São linhas formadas por pequenas outras linhas e tomam o formato com que percorremos o cursor de tela na área de trabalho. Este comando pede um incremento, que cada vez menor, menores e mais realistas são seus traços.
Sem título
  • DONUT (DO)
Desenha anéis circulares a cheio. DONUT, que em português significa “rosquinhas”, cria entidades com este mesmo formato (anéis) ou se ajustarmos o diâmetro interno como 0 (zero) podemos criar círculos cheios (preenchidos com a cor atual em seu interior).
Sem título

0001-236840800

Um comando muito importante é o menu OSNAP. Este nome é dado ao menu de comando de precisão do AutoCAD, que são comandos que reconhecem pontos importantes de entidades; qualquer que ela seja.

Para ativar o menu OSNAP basta clicar no botão do meio do mouse se este for configurado para tal, senão pressione as teclas Shift + Enter e selecionar com o botão de seleção a opção de precisão desejada. Algumas das opções do menu OSNAP são direcionadas para desenhos tridimensionais, portanto não o veremos neste curso. Os comandos de precisão serão, a partir de agora utilizados com bastante frequência. Para desenhos que exigem precisão é muito importante a utilização desses comandos, pois somente a partir deles você conseguirá um projeto confiável. Vamos agora conhecer os principais comandos de precisão:

A) Digite OS <enter> Principais opções:

Sem título

  • EndPoint

Seleciona o ponto final de uma linha, não importando como ela foi formada (pelos comandos Polyline , Line, Rectangle, Polygon, etc). Nenhum influi na captação deste ponto, nem de qualquer outro mencionado abaixo.

Sem título

• MidPoint 

Seleciona o ponto médio de uma linha.

Sem título - Cópia (2)

• Center

Seleciona o centro de uma circunferência ou de um arco.

Sem título - Cópia (2)

• Node

Seleciona como referencia um ponto construído com o comando POINT.

Sem título - Cópia

• Quadrant

Seleciona o ponto de quadrante de uma circunferência ou de um arco.

Sem título - Cópia - Cópia

• Intersection 

Seleciona o ponto de intersecção entre duas entidades.

Sem título - Cópia (3)

• Extension

Seleciona um ponto a partir de uma extensão de um Endpoint, podendo até digitar um valor.

Sem título - Cópia - Cópia

• Insertion

Seleciona o ponto de inserção de textos, blocos e atributos, que depende do método em que estes são colocados na área gráfica. Sem título

• Perpendicular

Seleciona o ponto perpendicular de uma entidade em relação à outra. Normalmente usa-se para esticar ou construir linhas perpendiculares a outras existentes.

Sem título - Cópia

• Tangent

Utilizado para construir entidades tangentes à outra já existente, podendo ser feito entre linhas e círculos, linhas e arcos, círculos e círculos e arcos e arcos.

Sem título

• Nearest

Seleciona um ponto qualquer em qualquer entidade, dependendo da posição do clique de seleção sobre ela.

Sem título - Cópia (2)

• Apparent Intersection 

Seleciona uma intersecção aparente: não existente entre duas entidades. 14

Sem título - Cópia - Cópia - Cópia

• Parallel

 Constrói entidades paralelas a outras já existentes.

Sem título - Cópia

ed

  • ERASE (E)

 Permite apagar o objeto selecionado. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite E <enter> B) Selecione o objeto que será apagado C) Tecle <enter>

** Selecionando um objeto.

Há duas maneiras de selecionar um objeto:

  1. Clicar sobre o objeto a ser apagado e em seguida tecle <enter>
  2. Abrir uma janela ao redor do objeto a ser apagado e a seguir tecle <enter>
  • MOVE (M)

Move as entidades a indicar. Para a execução do comando, selecione um grupo de entidades, dê um clik para o ponto início do movimento e um clik para o fim do movimento.

Sem título - Cópia

Sequência de execução:

A) Tecle ou digite M <enter> B) Selecione o objeto e a seguir tecle <enter> C) Fixar um ponto sobre o objeto D) Mover o objeto para uma posição desejada com o auxílio do mouse ou digitando uma coordenada.
  • DIVIDE (DIV) 
Permite dividir uma entidade em vários segmentos de mesma dimensão. O comando Divide marca elemento em um determinado número de segmentos através de pontos. O AutoCad criará diversos pontos na linha dividindo-a em partes iguais. Sequência de execução:
A) Tecle ou digite DIV <enter> B) Selecione o objeto e a seguir tecle <enter> C) Digite o número de seguimentos e tecle <enter>
 33
  • COPY (CO) 

Cria cópia de objetos de um desenho. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite CO <enter> B) Selecione o objeto a ser copiado e tecle <enter> C) Especifique um ponto do objeto D) Especifique local em que o objeto será colado

  • ROTATE (RO)

Rotaciona o objeto selecionado em torno de um ponto especificado.

Sem título

Sequência de execução:

A) Tecle ou digite RO <enter> B) Selecione o objeto e <enter> C) Fixar um ponto em torno do qual o objeto será rotacionado D) Fornecer o ângulo de rotação

Exemplo:

  • SCALE (SC)

Permite ampliar ou reduzir os objetos selecionados. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite SC<enter> B) Selecione o objeto e <enter> C) Fixar um ponto a partir do qual o objeto será ampliado/reduzido D) Digite o fator de escala e a seguir tecle <enter>

*Obs: As cotas também sofrem a aplicação do comando SCALE. Caso seja necessário, edite o valor das cotas.

  • MIRROR (MI)

Permite rebater/espelhar o objeto selecionado. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite MI <enter> B) Selecione o objeto e <enter> C) Clicar 2 pontos que define o eixo de espelhamento do objeto D) Tecle <enter>

Sem título

Exemplo:

mirror-espelhando-objetos-no-autocad-02

mirror-espelhando-objetos-no-autocad-03

mirror-espelhando-objetos-no-autocad-05

  • TRIM (TR)

Apaga partes de entidades entre fronteiras. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite TR <enter> B) Selecione os objetos que serão limites e tecle <enter> C) Selecione os trechos do objeto a apagar.

Sem título

DICA :: Depois de acionar o comando tecle ENTER novamente, assim será possível apagar as partes excedentes sem a necessidade de definir limites.

  • EXTEND (EX)

Estende entidades até encontrar fronteiras. Para isso é necessário informar os objetos que servirão como limites ao objeto a ser estendido. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite EX <enter> B) Selecione o objeto que servirá com limite da linha a ser estendia e <enter> C) Clicar sobre alinha que será estendida D) Para finalizar tecle <esc> ou <enter>

Sem título

Dica :: Qualquer objeto poderá servir como barreira: círculo, retângulo, linha, etc. – A opção: UNDO -> U <enter> permite desfazer um segmento previamente esticado.

  • OFFSET (O)

Cria uma cópia paralela do objeto selecionado com um deslocamento determinado por uma distância. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite O <enter> B) Especifique um valor numérico para a distância da cópia a ser gerada C) Tecle <enter> D) Selecione o objeto que servirá de base para a cópia a ser gerada E) Tecle com o mouse do lado do objeto que será executada a cópia (esquerda, direita, acima ou abaixo) F) <enter> ou <esc> para encerrar o comando.

  • ALIGN

Este comando alinha uma ou mais entidades em relação à outra.

Sem título - Cópia

align-alinhando-objetos-no-autocad-02

  • FILLET (F)

Executa arredondamento ou concordância entre objetos. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite F <enter> B) Digite R <enter> C) Digite um valor numérico para o raio de arredondamento e a seguir tecle <enter> D) Clicar sobre as duas linhas que se deseja arredondar.

  • CHAMFER (CHA)

Executa chanfros nos objetos. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite CHA <enter> B) Opção: DISTANCE – digite D <enter> C) Indique um valor numérico para a primeira distância do chanfro e <enter> D) Indique um valor numérico para a segunda distância do chanfro e <enter> E) <enter> F) Clicar com o mouse próximo às extremidades das duas linhas que se deseja chanfrar.

Dica :: Caso o objeto seja uma poli linha, a opção P <enter> fará com que todos os cantos do objeto sejam simultaneamente chanfrados com o valor das distâncias especificadas anteriormente.

  • STRETCH

Podemos esticar entidades em geral, com conexão de linha de construção, círculos e pontos. Quando dizemos esticar, significa aumentar ou diminuir o comprimento de uma entidade. Ao acionarmos o comando ele pede para selecionarmos entidades. Feito isso, clicamos num ponto de origem e posteriormente num ponto de destino. A distância entre dois pontos é a distância em que a entidade foi esticada

Sem título

  • EXPLODE (X)

Desmembra um objeto composto nos objetos primitivos que o compõem. Após serem explodidos, os objetos permanecem no mesmo lugar, porém suas características de cor e tipo de linha podem mudar. Sequência de execução:

A) Tecle ou digite X <enter> B) Clicar sobre o objeto e a seguir tecle <enter>

Dica :: Não aplicar o comando sobre cotas e hachuras.

CONTINUA…

PARTE 2 :: https://dicasarqfabi.wordpress.com/2016/05/23/arquitetura-principais-comandos-e-atalhos-do-autocad-parte-2/

Me acompanhe nas redes sociais ::

 nome

Anúncios

Um comentário em “ARQUITETURA :: PRINCIPAIS COMANDOS E ATALHOS DO AUTOCAD (parte 1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s