arquitetura sustentável

ARQUITETURA SUSTENTÁVEL :: DICAS PARA APROVEITAR A LUZ NATURAL

Deixe a luz entrar…

Antes de iniciar um projeto arquitetônico, deve identificar a orientação solar do terreno, um item fundamental para garantir a insolação adequada em toda a casa. Abaixo, um esquema de grande ajuda na hora de pensar sobre as influências da luz solar no seu imóvel. Lembrando que o sol nasce no leste e se põe no oeste.

00

DICA: O ideal é deixar os espaços onde é importante ter temperaturas agradáveis, como os quartos ou salas, voltados para leste, sendo que sudeste e nordeste também são boas opções. Assim, eles receberão os raios mais amenos da manhã, sem esquentar em demasia o ambiente.

A iluminação natural é um recurso bastante sustentável e cada vez mais, vem sendo utilizado na construção civil. Além disso, é uma tendência na decoração de ambientes, justamente por aliar sofisticação e funcionalidade. A luz do sol, associada à boa circulação de ar, tem a capacidade de tornar qualquer local mais aconchegante, deixa o ambiente mais bonito e agradável, além de ajudar na economia de energia.

Conheça os principais recursos arquitetônicos que valorizam a luz natural:

– brizes: tem o propósito de impedir os efeitos da insolação no seu interior, podem estar na horizontal ou na vertical, fixos ou móveis. Os materiais são os mais variáveis, como madeira, metal, concreto, cerâmica, vidro e até bambu.

Brize

iluminação Zenital: quando se fala em iluminação zenital refere-se a todo tipo de iluminação que vem de cima – zênite, que significa o ponto mais elevado que se pode atingir. Surgiu como alternativa para locais amplos, onde janelas não são suficientes para fornecer luz natural. É um tipo de estrutura que precisa de mais investimento e é indicada para áreas maiores ou em locais onde as janelas não são suficientes para captar a luz natural.

abertura_zenital gero

ze

– pele de vidro: costumam fazer parte de construções modernas, cuja finalidade seja favorecer a entrada de luz natural no imóvel durante o dia inteiro. Apesar da beleza e economia gerada pelas peles de vidro, é indispensável climatizar o ambiente, pois no verão, essas peles tornam a casa mais quente.

Pele de vidro

01

– policarbonato: basicamente utilizado para coberturas, e não para fechamentos verticais. Pode ser aplicado também em interiores, como na cobertura de um jardim de inverno ou até sobre a sala de jantar ou estar. O policarbonato tem boa resistência ao fogo, e seu nível de transparência chega a 90%. As cores mais comuns no mercado são o cinza, verde, azul, bronze e branco leitoso.

3-med$$8200

telha-de-policarbonato-8

OUTRAS DICAS IMPORTANTES:

– Verifique onde a luz vai bater;
– Calcule a incidência solar e o posicionamento dos móveis;
– Avalie as condições de calor, percurso do Sol e ventilação nos ambientes;
– Privacidade é importante: tome cuidado com vizinhos e projetos em apartamentos;
– Veja se há a necessidade de obter uma aprovação para sua construção ou reforma.

Independente das modificações que escolher, pode ter certeza que as mudanças irão muito além da economia, mas também no bem estar e alegria do lar.

-fabi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s